Brejo Grande

Uma grande área de terras embrejadas pelas águas do rio São Francisco para o cultivo do arroz denominou a localidade que inicialmente foi chamada de Ilha do Paraúna. O município de Brejo Grande foi criado no dia 02 de outubro de 1926.
Com uma população de 7.742 habitantes (censo 2007 IBGE), Brejo Grande é considerada uma cidade simples, porém com um povo acolhedor.

Brejo Grande - Igreja Matriz - Foto Jose Fernando
Banhado pelo rio São Francisco, a cidade fica distante da capital 137 km, com uma área de 149,2 km². As festividades estão divididas em sacras e pagãs. Já em 20 de janeiro, São Sebastião é comemorado com uma Missa Solene e uma festa.
Em fevereiro, brinca-se o carnaval, durante o qual existe a brincadeira do Bobo. Entre março e abril, a Quaresma é devidamente comemorada com troca de presentes, entre padrinhos e afilhados, bem como pessoas que jegue saem nas ruas puxando boneco de pano, afirmando ser Judas Iscariodes, o traidor.

Brejo Grande - Ancoradouro - Foto Juliana

Junho comemora-se as trezenas de Santo Antonio com festas realizadas à noite. Já o São João segue o padrão dos outros lugares: quadrilhas, casamento de matuto, palhoça (forró de candeeiro) e muitas comidas típicas junina.   
Dezembro Acontece a festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, com acompanhamento de zabumba e caminhada nas ruas com a imagem da santa, acompanhada de um trio-elétrico.

Postagens mais visitadas deste blog