Passeios

VALE A PENA CONFERIR!!!

Os principais pontos turísticos de Brejo Grande são os passeios de lancha, canoa e catamarã, na Foz do rio São Francisco, Povoado Cabeço, Saramém, Costinha, além de inúmeras ilhas e manguezais. Na região saboream deliciosos mariscos, camarões, peixe no coco, cuscuz de milho com arroz, entre outros.  

Nas margens do rio São Francisco há uma aldeia de pescadores chamada pelos nativos de "Cabeço", que foi destruído por uma invasão do mar. Hoje esse mesmo povoado é habitado por bravos moradores que se deslocaram mas continuam habitando a mesma região, ainda que corram o risco de perderem novamente suas casas para o oceano.

Ao sul o município limita-se com o oceano e ao leste com o rio São Francisco. O canal principal do São Francisco mostra uma derivada à direita, quase junto à foz, conhecida como canal do Parapuca, que se estende por quase 30 km através de um manguezal de cerca de 10.000 ha, indo desaguar mais ao sul da foz principal. Esta segunda foz é bastante móvel, permutando em geral entre a costa à frente do povodado de Ponta dos Mangues (pertencente ao município vizinho de Pacatuba) e um trecho da costa conhecido como Costinha, mais ao norte, mas ainda cerca de 10 km da foz principal. A cada mudança da linha da costa, pelos efeitos dos ventos, marés e da força do rio São Francisco, a foz secundária abra-se em outro ponto. Há, como consequência, a destruição e a recriação de extensos techos do manguezal próximo à praia e da vegetação às margens do oceano. 

Povoado Saramen - Foto José Augusto
Antigo Farol Pov. Cabeço
Encontro do Rio com o Mar - Foto Mauro Ferreira

Antigo Farol Pov. Cabeço - Foto José Augusto

















Encontro do Rio com o Mar - Foto José Augusto
 
Foz do Rio São Francisco - Foto José Augusto
Foz do Rio São Francisco - Foto José Augusto



















Passeio Bugre Foz do Rio São Francisco - Foto José Augusto



 VALE A PENA CONFERIR!!!






 

 
Passeio de Barco até a Foz - Foto Mauro Ferreira
Dunas Foz do Rio São Francisco - Foto Jose Augusto

 VALE A PENA CONFERIR!!!



 





  VALE A PENA CONFERIR!!!
Povoado Saramem - Foto Josè Augusto






Foz do Rio São Francisco - Foto José Augusto
 VALE A PENA CONFERIR!!!

Comentários

  1. OLÁ PESSOAL, SOU BARQUEIRO E PROMOTOR DE PASSEIOS TURISTICOS NA REGIÃO DA FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO, SENDO MORADOR DE BREJO GRANDE,TENHO DISPONIBILIDADE PARA TODOS OS PÚBLICOS E POSSO APRESENTAR DIVERSAS EMBARCAÇÕES, ALÉM DA FOZ DO VELHO CHICO E DAS DUNAS TEMOS O FANTASTICO POVOADO CABEÇO COM TODA SUA HISTÓRIA QUE EMOCIONA A TODOS QUE O VEM CONHECER, ESTOU AO DISPOR PARA TRAZER A TODOS UM MEGA PASSEIO.

    CONTATO/WATZAPP: (79)999190992
    FACEBOOK: Rodriggo TUR
    email: rodriggo.msts@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog